Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts         
 
 
 
Hogwarts parece ser a única grande escola de magia existente no Reino Unido, treinando pessoas com habilidades mágicas para que se tornem bruxos e bruxas plenamente qualificados. Seu status não é discutido em detalhes nos livros de Harry Potter, mas sabe-se que se trata de uma Secondary School (Escola Secundária) do sistema de educação britânico que funciona em tempo integral, recebendo alunos com idade entre 11 e 17 anos.

A propriedade de Hogwarts é muito vasta, abrangendo o enorme castelo, que possui as salas de aulas e dos professores, os Salões Comunais e Dormitórios dos Alunos, as Cozinhas de Hogwarts, o Salão Principal, o Salão de Entrada, enfim, todos os aposentos usados diariamente pelos alunos. Além disso, possui a parte de fora do castelo, que abrange a Floresta Proibida, o Campo de Quadribol, a Cabana de Guarda-Caças, o Lago, as Estufas, os jardins e todos os outros campos do terreno.

Como Aparatar e desaparatar não é permitido nos terrenos da escola, devido a encantamentos de segurança, o Expresso de Hogwarts transporta os alunos para a estação de Hogsmeade.Os alunos do primeiro ano chegam à escola atravessando o lago em barcos de madeira. Todos os outros alunos em carruagens aparentemente sem cavalos, mas na realidade, puxadas por Testrálios, que só podem ser vistos por quem já viu a morte de perto. O lago de Hogwarts contém muitas criaturas mágicas como, por exemplo, a lula gigante, sereianos, kappas, dilatex...

Há mais de mil anos Godric Gryffindor, Rowena Ravenclaw, Helga Hufflepuff e Salazar Slytherin os maiores e melhores feiticeiros da época juntaram-se para formar a maior escola de magia e bruxaria do mundo. Juntos, eles construíram o castelo de Hogwarts, com o objetivo de educar os jovens que apresentassem algum talento mágico. Criaram um lema para honrar a escola: "Draco Dormiens Nunquam Titilandus", que significa "Nunca cutuque um dragão adormecido". Todos tinham qualidades singulares e distintas. A história de Hogwarts está preservada de diversas formas no castelo, seja nos quadros, nos livros ou nos fantasmas. As Casas ou as equipes de Hogwarts funcionam como se fossem a família de cada estudante. Seus acertos, seja por respostas corretas nas aulas, seja por bons atos, lhes rendem pontos. Já seus erros, nas aulas ou transgressões às regras fazem com que percam pontos. No fim do ano a Casa com mais pontos ganha a Taça das Casas.