26 de maio de 2011

J.K. Rowling prossegue sofrendo processo de plágio e comparece a jantar concedido à Rainha em Londres



Como divulgamos em janeiro desse ano, o processo de plágio que os herdeiros de Adrian Jacos, autor de "As Aventuras de Willy, o Bruxo: Terreno Lívido No. 1", moveram contra a autora da série 'Harry Potter', J.K. Rowling, foi rejeitado pelo Tribunal Superior dos Estados Unidos.

Apesar disso, os advogados que atuam em nome do autor, falecido em 1997, recorrendo da decisão, fizeram uma apelação para a continuação do processo, que tem marcado para fevereiro de 2012 um julgamento completo de 10 dias. Essa apelação teve seus custos para ocorrer, 50.000 libras, pagos pelos representantes de Jacobs essa semana, e será ouvida na Corte das Apelações em julho desse ano.

Para Paul Allen, que fez a acusação, Rowling roubou idéias de um manuscrito de "As Aventuras de Willy" enviado à ela na época em que trabalhava na Anistia Internacional. Paul, administrador do espólio de Jacobs, disse que "Cálice de Fogo" copia vários elementos da história de Willy, incluindo o Torneio Tribruxo, e que a série 'Harry Potter' toma emprestado a ideia de bruxos viajando em trens.

Apesar das acusações prosseguirem, J.K. Rowling continua mantendo seus compromissos, e compareceu no último dia 24 ao jantar de agradecimento oferecido pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, após sua visita ao país essa semana. A autora foi uma entre diversas celebridades que compareceram ao jantar, entre elas Tom Hanks e Colin Firth (vencedor do Oscar de Melhor Ator de 2011, por "O Discurso do Rei", filme esse em que atua juntamente à Helena Bonham Carter - Belatriz Lestrange em Harry Potter)

Um comentário: